Vice-prefeita de Taboão da Serra, Érica Franquini deixa MDB e se filia ao Republicanos
A vice-prefeita de Taboão da Serra, Érica Franquini, deixou o MDB e filiou-se aos Republicanos, partido do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O ato aconteceu em Brasília e foi programado pelo presidente nacional da sigla, deputado Marcos Pereira.
Além de Érica, também assinou ficha de filiação no Republicanos, o prefeito de Embu-Guaçu, Francisco José do Nascimento, conhecido como Neguinho.
As adesões foram celebradas por lideranças políticas da região, como o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, o deputado federal Ely Santos, os prefeitos de Taboão da Serra e Embu das Artes, respectivamente, Engenheiro Daniel e Hugo Prado, o ex-prefeito de Embu das Artes Ney Santos, além de números de dirigentes partidários e apoiadores.
Repercussão em Taboão da Serra
A decisão de Érica Franquini fez parte do cenário político de Taboão da Serra de surpresa. Nos bastidores, havia a expectativa de que ela permanecesse no MDB, partido pelo qual foi eleito vice-prefeito. A mudança, no entanto, é vista como um movimento estratégico diante do fortalecimento dos Republicanos nas cidades da Grande São Paulo e da proximidade com o governador Tarcísio.
Consolidação Regional dos Republicanos
Com a chegada da vice-prefeita de Taboão e do prefeito de Embu-Guaçu, os republicanos ampliam sua presença e influência em municípios estratégicos da região sudoeste da Grande São Paulo. A legenda já vem articulando movimentos para fortalecer seu protagonismo nas eleições de 2026.
Sandra Pereira